sábado, 11 de dezembro de 2010

Carteira em Patchwork

 




Finalmente o tutorial da carteira em patchwork. Tenho a dizer que não recomendo de todo sem uma máquina de costura!

Material
  • Vários tecidos
  • Forro
  • Fecho
  • Agulha
  • Linha
  • Alfinetes

Instruções
   1. Recortar a quantidade de quadrados desejada para o tamanho da carteira. Eu usei 24 quadrados de 4x4 cm. No entanto recomendo quadrados maiores, de 5 ou 6 cm. Não esquecer que vamos deixar uma margem de o,5 cm desde a borda do tecido até à costura.


   2. Dispor os quadrados numa superfície e formar o padrão desejado.
   3. Unir a primeira fila vertical de quadrados, direito com direito, com ponto atrás.


 
   4. Repetir o ponto 3 para as restantes filas de quadrados.
  5. Para que a peça não fique muito volumosa, engomar cada fila de quadrados, tendo o cuidado de engomar as costuras alternadamente para cima e para baixo, conforme a imagem.


   6. Unir cada fila vertical à seguinte, direito com direito, com ponto atrás.


   7. Abrir as costuras e engomá-las abertas. 

   8. Com o painel de patchwork pronto, cortar os rectângulos de forro e tecido do  mesmo tamanho do painel (no meu caso aproximadamente 17x12 cm) e seguir os passos para fazer a carteira (pontos 2 a 11, sendo que no ponto 5 adicionei mais uma alheta de aproximadamente 20 cm de comprimento para fazer a asa da carteira).


 
Nota: Juntei ao forro uns bolsinhos para ter tudo arrumadinho. Basta cortar um rectângulo do tamanho do forro no tecido desejado, dobrá-lo a meio (direito com direito) e coser ao longo do comprimento. Virá-lo do direito. Coser o rectângulo ao forro deixando a porção superior aberta. Definir a largura dos bolsos desejada e coser.

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails