quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Alfineteira em Flor


Férias na Madeira não são férias. A prova disso é que em duas semanas só de lá saiu um postzito e a alfineteira que tanto precisava ficou on hold. Dois dias em Lisboa (uma tarde livre) e cá está ela! É uma entre as inúmeras possibilidades de alfineteira, a mais bonita, claro está! Para variar seria um projecto bem mais simpático (e perfeitinho) com uma máquina de costura mas até se faz muito bem à mão.

Material
  • Tecidos variados
  • Agulha
  • Linha
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Enchimento
  • 1 botão
  • Linha para decorar

Instruções
   1. Recortar um círculo de papel de aproximadamente 10 cm de diâmetro e  com este molde recortar um círculo de tecido que servirá para a base. 


   2. Dobrar o círculo de papel ao meio e depois em 3. Recortar um dos triângulos formados, que servirá como molde para as pétalas da flor. Recortar 6 triângulos em tecido (eu usei dois tecidos diferentes, mas a variedade de tecido fica ao critério de cada um).


   3. Engomar as peças.


   4. Unir dois dos triângulos com ponto atrás, direito com direito, deixando uma margem de aproximadamente 3 mm. Juntar o terceiro triângulo aos dois primeiros.



   5. Repetir o passo 4 com os restantes triângulos e unir as duas metades do círculo.


    7. Unir os dois círculos de tecido, tendo o cuidado de deixar uma abertura para virar a peça.


   8. Virar a peça do direito e rechear com o enchimento.

 

   9. Encerrar a abertura deixada com ponto de casamento.


   10. Com a linha decorativa delinear as pétalas, do centro para a periferia, fazendo alguma tracção. Rematar com um botão no centro.



   11. Usando a mesma linha decorativa entrelacei-a ainda nas linhas já passadas para tapar as costuras que sobravam (opcional).


Nota: Pode também usar feltro para a base da alfineteira.

1 comentário:

  1. ADOREI ESTA FLOR DE FUXICO MUITO DEZ, QUANDO VC TIVER MAIS PASSO A PASSO A DISPOSIÇÃO GOSTARIA DE RECEBER MEU EMAIL É alex_e_elaine@ig.com.br obrigada desde já

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails